12 de set. de 2017

A ARTE DO CUIDAR: ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO

 Alunos da E.E. Profª Nair Palácio de Souza do Curso Técnico em Gerência de Saúde participa de Palestra “A ARTE DO CUIDAR: ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO”, ministrada pela médica oncologista pediátrica Dra. Rafaela Moraes Siufi Silva.

Os alunos do Curso Técnico de Gerência de Saúde – PRONATEC, da EE Prof.ª Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina, acompanhados da Coordenação Técnica, secretaria e professores, participaram no dia (01) da palestra com a Dra. Rafaela Moraes Siufi Silva, médica oncologista pediátrica, de Campo Grande/MS.
A palestrante abordou o tema “A ARTE DO CUIDAR: ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO”, de suma importância para os futuros profissionais da área da saúde, e precisa ser exercitado por um número cada vez maior de usuários, trabalhadores e gerentes da saúde, pois ele facilmente se desgasta, pode ficar cheio de significados contraditórios e designar até seu oposto, a desumanização. 
Além disso, a médica destaca que preparar os profissionais para prestar um bom acolhimento é de extrema importância para que o paciente possa aderir ao tratamento oferecido, onde a acolhida que o paciente tem é determinante para que ele tenha confiança e se sinta seguro. Tudo isso começa no primeiro momento, na acolhida, e se estende para os familiares e acompanhantes, que têm a sensação de que o seu paciente está sendo bem cuidado.

Diante de um assunto bastante debatido, mas tão pouco entendido e exercido o acolhimento e a humanização nos serviços de saúde abordado nesse evento contribuiu significativamente para a reflexão e atuação dos nossos futuros gerentes de saúde.







Nenhum comentário: