4 de out. de 2017

GERÊNCIA DE SAÚDE

Alunos do Curso Técnico de GERÊNCIA DE SAÚDE – PRONATEC, da E.E PROFª Nair Palácio de Souza participam da palestra setembro amarelo "Mês de prevenção ao suicídio"
 OS alunos do Curso Técnico de GERÊNCIA DE SAÚDE – PRONATEC, da E.E PROFª Nair Palácio de Souza participaram da palestra setembro amarelo "Mês de prevenção ao suicídio" na Câmara municipal de Nova Andradina.  Campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo, alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e suas formas de prevenção.
O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito; sob o aspecto estatístico regional, os dados são alarmantes: Mato Grosso do Sul tem a segunda maior taxa de suicídios do Brasil. Sob uma perspectiva global, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito; sob o aspecto estatístico regional, os dados são alarmantes: Mato Grosso do Sul tem a segunda maior taxa de suicídios do Brasil. Sob uma perspectiva global, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo.
Quem quer se matar avisa sim, às vezes não com palavras, mas, com atitudes e gestos, devemos estar atentos e oferecer ajuda principalmente ouvindo com empatia, dando um abraço!
Sinais de alerta
o   Isolamento; Uso de álcool ou drogas; Mudança súbita de hábitos; Sinais de depressão; Colocar-se em situação de risco; Falar muito sobre a morte; Logo não vou estar mais aqui, logo tudo vai acabar!

Mitos sobre o suicídio

Ø  Pessoas que falam sobre suicídio não tem intenção de se matar; A maioria dos suicídios acontece sem aviso; Alguém com propensão ao suicídio está determinado a morrer; Somente pessoas com transtornos mentais cometem suicídio; Conversar sobre suicídio pode encorajar o ato; É um ato de covardia, coragem ou falta de Deus no coração.

Como posso ajudar? Como procurar ajuda?
§  Conversar com um amigo; Escrever o que sente; Alimentação; Atividade física; Espiritualidade; Medicação.
§  CVV - www.cvv.org.br  - Disque 141


Não podemos fechar os olhos e fingir que não estamos vendo, pode estar mais perto que imaginamos!



Nenhum comentário: