5 de dez. de 2012

Rumo a Brasília, estudante de NA é finalista de olimpíada de língua portuguesa

Aluno da escola estadual Nair Palácio enfrentou concorrência de todo o País e concorre pela categoria 'Memórias Literárias'

Aos 13 anos de idade, o estudante Jadson Barbosa Alves, da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, já devia imaginar que as "recordações de uma infância simples, mas muito feliz" poderiam dar início a um roteiro com vários destinos. Foi em um sítio nas redondezas de Nova Andradina que o aluno cresceu. "O tempo passa, mas as recordações continuam em minha memória", começava o adolescente a escrever.
As memórias literárias que remontam as "Saudades da Infância" serviriam de inspiração para que o estudante se inscrevesse na 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". O processo culminaria com o aluno classificado para as etapas posteriores do concurso. A notícia da indicação para a final aconteceu em São Paulo. "Não esperava essa repercussão, mas acho que tenho chances", afirmou Jadson.
 Inspiração - Livro 1808 é referência no acervo de Jadson (Foto: Almir Portela/ Nova News) 

Em três edições da Olimpíada de Língua Portuguesa, essa é a segunda vez que a Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza chega à final na categoria "Memórias Literárias". Na primeira delas, em 2008, a unidade de ensino foi a campeã do concurso. "Isso é motivo de muito orgulho para nós por estarmos, pela segunda vez, na final dessa olimpíada", enfatizou Acácio Luiz Sampaio, diretor da escola de Nova Andradina.
Ao lado da professora de português Maria José Zanquetta, carinhosamente chamada de Mazé, Jadson dedica o reconhecimento à educadora, ao apoio familiar e às horas dedicadas à leitura. "É preciso ter força de vontade. Vale a pena", frisou o finalista, ainda tímido diante das perguntas. A ideia de inscrever a escola no concurso foi desenvolvida pela docente, que incentivou a participação dos alunos. "Foi uma ideia muito bem aceita e em pouco tempo já tínhamos vários textos", disse.
Com o livro "1808", do jornalista Laurentino Gomes, em mãos, Jadson garante que não perderá o ritmo dos estudos e alçará novos vôos. Por mais que falte pouco mais de quatro anos para que possa ingressar na faculdade, o estudante já sabe para onde ir, ou melhor, permanecer. "Quero ser professor", adiantou.
Jadson embarca para Brasília no próximo fim de semana. Na mala está a expectativa para o resultado das olimpíadas. A classificação será divulgada no próximo dia 10 durante cerimônia com a presidente Dilma Rousseff (PT). 
   

Fonte - Marcos Daniel Santi
Redação Nova News

3 de dez. de 2012

AULA PRÁTICA DE ARTE



Sabemos que a cultura africana está envolta a formação cultural do Brasil, e na última sexta-feira (30/11), os alunos dos 9º s anos realizaram na aula Prática de Arte no Laboratório de Ciências sob a orientação do Porfº Claudinei, uma apresentação de pratos típicos da culinária brasileira que estão ligados à África ou pelo produto principal da receita ou simplesmente pelo tempero.
Ao final das apresentações os alunos puderam saborear diversos pratos da culinária africana produzido pelos próprios alunos, a arte da culinária se fez presente em pratos bem elaborados e saborosos.
O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordestina brasileira. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.
Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados. A aula foi muito interessante e os alunos adoraram!!!
Segue as fotos.








Estudante da EE. Profª Nair Palácio de Souza ganha medalha de prata na OBMEP



Aluno Thiago com a professora Maria Regina Trindade
Cumprindo a função de preparar o aluno tanto no conhecimento cientifico/técnico,  como humano, social e cultural, a EE. Profª  Nair Palácio de Souza, mais uma vez, consegue lugar de destaque em competições nacionais. Desta vez,  na 8º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno do 3º ano do ENSINO MÉDIO Thiago Lenon Barros da Silva, ganhou medalha de  prata, ficando entre os 300 melhores,  numa  competição que reuniu mais de 19 milhões de estudantes de todo o Brasil, abrangendo 46.728 escolas, atingindo 99.42% dos municípios brasileiros.
Thiago Lenon cursou todo o Ensino Médio na EE Profª Nair Palácio de Souza e para ele, o resultado alcançado deve-se à excelente preparação que teve na escola. “Sempre tive o interesse pela matemática e  as aulas que tive na escola me fizeram atingir um nível mais avançado de compreensão da disciplina”. O aluno  além da medalha de prata, ainda receberá uma bolsa de iniciação científica, durante 12 meses, para aprofundar os estudos na matéria.
Além de Thiago, outros nove alunos da Rede Estadual de Ensino foram medalha de Prata no nível 3, ou seja, na categoria Ensino Médio. Todos receberão a medalha numa data ainda a ser marcada pelos organizadores das Olimpíadas. A OBMEP é um projeto que vem criando um ambiente propício ao estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país e tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. 



OPORTUNIDADE

Os alunos vencedores ainda podem participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em universidades e todos os participantes podem ter acesso aos cursos gratuitos de matemática ofertados pelos Polos Olímpicos de Treinamento (POTI). "Além disso,
podem  participar  do Programa de Iniciação Científica e Mestrado – PICME,  podendo  receber  bolsa de estudo por três anos durante a graduação e bolsa de mestrado", explica o diretor da escola profº Acácio Sampaio. A iniciativa visa fortalecer e estimular o estudo da Matemática, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências. "Temos que motivar o raciocínio matemático dos alunos. Assim, eles terão melhor base para cursar o ensino superior, promovendo uma melhora na qualidade do ensino", afirmou.


Aluno  com professora e a direção da escola