30 de mar de 2012

ESTRANGEIRISMO

Quem nunca pegou a bike, foi até o shopping, pediu um hot dog com bastante ketchup ou tomou um delicioso milk-shake? Se estas palavras pareceram bem familiar, é sinal de que o inglês anda bem mais perto de nós do que imaginamos. Para os alunos do curso de Vendas da Escola Nair Palácio de Souza a aula de estrangeirismo rendeu muita conversa, muitos alunos diziam não conhecer nada em inglês até ser pedido pela professora de línguas da turma, Renata Fruguli que pesquisassem e trouxessem para a aula produtos que tivessem o nome em língua estrangeira. Foi uma festa e ao mesmo tempo uma surpresa quando os alunos se deram conta de que estão rodeados de palavras estrangeiras, “Elas são tão comum no nosso dia a dia que nem nos damos conta de que pertencem à língua inglesa”, ressaltou uma das alunas. Tivemos diversas aulas sobre este assunto, com textos, vídeos, músicas, debates, traduções de palavras e por fim a montagem de cartazes com embalagens de produtos que tenham em seu rótulo palavras da língua alvo em estudo, neste caso o inglês. A direção parabeniza a professora Renata pela iniciativa.




29 de mar de 2012

Palestra filosofia e politica e filosofia e ciências

Ir. Éverton dos Santos.
Todos nós somos filósofos, uma vez que pensamos, indagamos, criticamos, tentamos buscar respostas e soluções e esbarramos em dúvidas e incertezas, buscando a sabedoria e a verdade. A filosofia é imprescindível na formação dos cidadãos, pois todos precisam de uma reflexão filosófica para o aumento da consciência crítica e para a participação na comunidade em que pertence. Diante disso, é importante evidenciar a filosofia política que contribui para nossa educação enquanto cidadão e nos fornece uma base para o exercício da cidadania; do mesmo modo a filosofia da ciência ajuda a desenvolver uma reflexão crítica sobre fundamentos do saber científico, questionando e avaliando a capacidade das teorias científicas de explicar a realidade e os problemas que uma pesquisa científica pode causar se não respeitar alguns princípios que regem sua atuação. Éverton Rodrigues Soares dos Santos

Semana de 22 e o Modernismo Brasileiro

Alunos da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza visitam a exposição “Semana de 22 e o Modernismo Brasileiro”, e a Exposição Literária: Cordéis de Ruth Hellmann em Dourados – MS
A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, completa 90 anos em 2012. Representando um marco no movimento modernista iniciado antes de 1922 e que se prolongou pelas décadas seguintes, caracterizando-se por um grande debate de ideias e de concepções estéticas, que marcou todos os aspectos da cultura brasileira, em especial a literatura, a arte e a música, pois a Semana de 22 foi um momento de denúncias sobre desigualdades e a alienação da sociedade quanto sua própria realidade.

Em comemoração a este evento que marcou o Brasil, as professoras Fernanda Godoi Yano, Márcia Aparecida da Silva, Maria José Zanquetta e as coordenadoras Sônia Bazalia e Danielly Cristina Bernegozi Rueda da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza realizaram o projeto “Revivendo a Semana de Arte Moderna de 1922”, com intuito de recriar o espírito do movimento modernista, em sua diversidade e suas contradições. Promovendo uma visita técnica a exposição “A Semana de 22 e o Modernismo Brasileiro”, que ocorreu na cidade de Dourados. Visando captar imagens, vídeos, textos e outros materiais para somar no trabalho de estruturação do projeto.

O Arte/SESC, juntamente com a Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados (COC/UFGD), promoveu a exposição “A Semana de 22 e o Modernismo Brasileiro”, e a exposição literária “Cordéis de Ruth Hellmann”. A mostra cultural ocorreu até o dia 23 de março no salão de exposições da UFGD, localizado na cidade de Dourados.
Estão expostas dezenove obras, entre fotos e produções dos principais artistas que fizeram parte da Semana de 22, como Anita Mafaltti, Ismael Nery, Milton Dacosta, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Lasar Segal.




javascript:void(0)

22 de mar de 2012

Projeto de Música/Violão

A Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, oferece neste ano letivo de 2012, além dos Projetos de Dança e Xadrez, o Projeto de Música/Violão no contra turno, cujo objetivo e que os alunos possam desenvolver suas habilidades psicomotora, além do desenvolvimento da consciência de crianças e adolescentes que são elaboradas no cotidiano de suas vivências, propiciando no contexto escolar oportunidades de criação e apreciação musicais significantes e auxiliar no processo ensino aprendizagem.
As aulas acontecem nas 2ª feira e 3ª feira no período matutino para os alunos do Ensino Fundamental que estudam no período vespertino.

Destacamos que as atividades relacionadas a música também servem de estimulo para as crianças com necessidades educativas, pois as atividades de musicalização servem de estimulo a realização e controle de movimentos específicos, na organização do pensamento. As atividades em grupo favorecem a cooperação e comunicação, além disso, a criança permanece envolvida numa atividade onde o objetivo é ela mesma, onde o importante é o fazer, participar, sua forma de expressão é respeitada, e sua ação valorizada, desenvolvendo sua autoestima, abrindo espaço para outras aprendizagens.

A direção da Escola, agradece a COCESP/SED por proporcionar a execução do projeto na nossa unidade escolar e parabeniza os alunos participantes, desejando ânimo, dedicação e que a música possa ser um prazer e um facilitador de aprendizagem de cada um e deseja também ao professor Edson Lemos de Carvalho, um bom trabalho, sucesso nas suas atividades, empenho nos resultados, e esperamos belas apresentações das turmas.

Vejam as fotos




Premiação dos melhores alunos de 2011.

A Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, tem o prazer e a alegria de divulgar os alunos premiados desta unidade escolar que fizeram a diferença no ano de 2011. Este ano o Governo Estadual estendeu o prêmio para os três melhores alunos de cada série, sendo:
1° lugar- tablete
2° lugar – netbook
3° lugar – Bicicleta

Vejam a relação dos premiados
1° lugar- tablete
Diana Ferreira Bittencourt (Ens. Fundam.)
Gabrielle Pereira de Oliveira (Ens. Fundam.)
Andrew Ramos Baruja (Ens. Fundam.)
Felipe Leme di Benedetto (Ens. Fundam.)
Leonardo Ferreira Pierette (Ens. Médio)
Yasmim Rodrigues Mustafá (Ens. Médio)
Rita de Cássia Ferreira da Silva (Ens. Médio)
Mayara S. Barbieri dos Santos (Ens. Médio)
Caroline Castro Pereira (Ens. Médio)
Rafael Ferreira Rodrigues (Ens. Médio)
Simone Andrade Souza (Normal Médio)
Rosangela Cabral Janeiro (Téc. Em Vendas)
Edimari Sanches Martins (Téc. Em Agroneg.)

2° lugar – netbook
LIan Moraes de Souza (Ens. Fundam.)
Milena Soares Godoi (Ens. Fundam.)
Isabelle Pinheiro Mollinedo (Ens. Fundam.)
Rafael Rodighero Pereira (Ens. Fundam.)
Amanda Soares Godoi (Ens. Médio)
Sâmela Palma da Silva (Ens. Médio)
Hugo Daniel de Estéfano Mazali Alves (Ens. Médio)
Amanda Marques Kai (Ens. Médio)
Luís Guilherme Ribeiro Santana (Ens. Médio)
Tamiris Évelin Kurunczi Carneiro (Ens. Médio)
Jéssica Rosemary R. Nascimento Pinto (Normal Médio)
Raquel da Silva Santos Daosico (Téc. Em Vendas)
Mariane Rodrigues Freitas (Téc. em Agroneg.)


3° lugar – Bicicleta

João Victor Ribeiro Alves (Ens. Fundam.)
Wesley Silva Alves Amaral (Ens. Fundam.)
Giovana Maria Senhorini (Ens. Fundam.)
Priscila de Souza Santos (Ens. Fundam.)
João Victor Andrade de Oliveira (Ens. Médio)
Larissa Gonçalves Souza (Ens. Médio)
Cinthia da Costa Valadares (Ens. Médio)
Evelyn Kellyn Trindade Silva (Ens. Médio)
Guilherme Figueiredo Terenciani (Ens. Médio)
Daniela Maria de Oliveira Freitas (Ens. Médio)
Andréia Cristina Riqueti (Normal Médio)
Tiago Resende Pacheco (Téc. Em Vendas)
Fernanda da Costa Carvalho (Téc. em Agroneg.)

A todos os alunos, nosso Parabéns, sabemos que o prêmio é importante, legal é um incentivo, mas o maior prêmio vocês ganharam por terem valorizado os estudos, se empenhado em aprender mais, fazendo a diferença na serie em que estudam, pois entenderam que só o conhecimento pode abrir caminhos, garantindo um futuro melhor a cada um.
Continuem se esforçando, tendo como meta fazer dos estudos um abre alas na vida de vocês e verão que muitas alegrias, prêmios e sucesso ocorreram em vossa vida.
Estamos orgulhosos de vocês.


Fotos do Painel





21 de mar de 2012

Campeonato de Xadrez

A Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, oferece aos seus alunos o Projeto de Xadrez na escola no contra turno, uma iniciativa da COCESP/SED para que os alunos tenham oportunidade de desenvolver-se ainda mais suas habilidades e competência e assim facilitem a aprendizagem e socialização no seu dia-a-dia.
Desta forma alunos de nosso projeto de Xadrez, destacaram-se no campeonato municipal, onde foram premiados em 1º Lugar categoria sub-14 Giovana Maria Senhorini que ganhou um notebook e com medalhas os alunos, 2º lugar categoria sub 14 -Wanessa Thaís da Silva , 3º lugar categoria Sub 14 Gabriel Martins.
Nosso agradecimento á Prof.ª Glaucia Kelly S. Mendes, professora do Projeto de Xadrez em nossa unidade escolar e aos alunos da escola que participaram, que aproveitaram ao máximo as orientações da professora , treinaram muito e puderam se destacar e vencer o campeonato. Muito obrigado, estamos muito orgulhosos de todos vocês.
Nosso agradecimento a SEMEC pela iniciativa de desenvolver esse campeonato, dando a todos aos alunos do município a oportunidade de participarem.

Vejam as fotos.



19 de mar de 2012

Campanha Doe Sangue

A Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, participa da Campanha “Doe Sangue Doe Vida”, como atividade do Trote Legal aos alunos dos Cursos Técnicos em Agronegócio, Vendas e Normal Médio, pois seus coordenadores acreditam que o melhor trote, é aquele que pode ajudar o próximo.
Assim, nesta ultima 6ª feira dia 16/03/2012, noventa (90) alunos da Educação Profissional, doaram sangue no hemocentro de Nova Andradina. A Direção da Escola Acácio e Tânia valorizam este tipo de ação, pois essas atitude formam cidadão consciente de seu papel na sociedade e a escola é um dos espaço para essa formação. Isso muito nos alegra por ter ocorrido neste período da Campanha da Fraternidade onde temos refletido sobre a questão da Saúde em nosso País em nosso Projeto Mensal cujo tema é: Saúde e Doença dois lado da mesma moeda.
A Direção aproveita e Parabeniza seus Coordenadores Técnicos, Mauro Lima, Vilson Miliato e Maria Regina Trindade e a Coordenadora Pedagógica Danielle Rueda pelo empenho e dedicação com que conduziram o evento.

Vejam as Fotos.








13 de mar de 2012

EDITAL DE CONVITE

AVISO DE LICITAÇÃO

Portaria

Reunião Pedagógica e Administrativa N° 01/2012

Nesta última 4ª feira dia 07/03/2012, tivemos nossa 1°Reunião Pedagógica e Administrativa, tendo a presença todos os docentes, com o intuito de após Período de Sondagem avaliarmos as turmas e tomarmos decisões ainda para este 1° bimestre. Assim teve como pauta: Plano de Trabalho da Coordenação Pedagógica, Gerenciador da STE e dos Coordenadores de Área de Língua Portuguesa e Matemática, provas mensais e bimestrais, avaliação diagnóstica, núcleo de docentes, faltas de professores, utilização dos recursos midiáticos das Escolas, Planejamento on-line e PDE interativo, FIMA, Relatório Descritivo, Salas Ambiente; além dos assuntos práticos de organização da rotina escolar como uso de uniforme, celular e fone de ouvido, diário de classe, assinatura do livro Ponto, normas de convivência, inspetora de aluno, cuidados com a escola, merenda etc.
Dando seguimento, Coordenadora de Área de Língua Portuguesa Sonia, após formação em Campo Grande, fez uma explanação sobre o Projeto Tosco em Ação. Nesse primeiro momento foi entregue o livro aos professores, sendo combinado o repasse durante os Núcleos de Docentes, entre os dias 12 e 16 de Março, onde serão decididas as ações para as intervenções junto aos alunos.
Concluímos com o compromisso de TODOS JUNTOS construirmos um fazer pedagógico que atenda nosso PPP, buscando e garantido uma educação de qualidade. Equipe é isso, todos juntos em prol de um mesmo objetivo “Educação para Todos com Qualidade”.


Vejam as fotos desse momento.