26 de out. de 2015

PROJETO DE INGLÊS- ENSINO MÉDIO/2015

O Prof. Claudio de Inglês proporcionou aos alunos dos 3º anos matutino e noturno, aulas  de apoio toda quinta feira,  das 18h ás 19h,  durante o mês de setembro e outubro, em que fazia revisão de questões do ENEM, fazendo um contraponto entre as dificuldades dos alunos e questões apresentadas em anos anteriores do ENEM.
Essas aulas, segundo o Prof. Claudio Venâncio, foram importantes, pois podem detectar as dificuldades dos alunos, e assim planejar seu conteúdo focando nessas dificuldades e buscando metodologias que facilite a aprendizagem. Já as alunas  do 3 º Ano B,  Leticia, Larissa, Mariana Melo, Lorena, Vitoria e Geisi, confirmaram que essas aulas proporcionaram  aos participantes  sanar as dúvidas na interpretação dos enunciados  das questões e bem  como chegar à resposta certa pela eliminação e algumas dicas do professor.
 A Direção  agradece ao empenho do Prof. Cláudio  ao se dispor a dar essas aulas ao nossos alunos no contra turno, e aos alunos por buscarem  aprender a fim de irem bem no ENEM, pois muito nos alegra ver nossos alunos    reconhecer a importância do conhecimento e que eles são o resultado de seus atos. Na oportunidade desejamos a todos os alunos do terceirão sucesso no ENEM, e que Deus lhes dê paciência, discernimento e sabedoria, para poderem desenvolver a prova de forma vitoriosa.



REVISANDO INGLÊS PARA O ENEM

PROJETO DE INGLÊS- ENSINO MÉDIO/2015
 No terceiro bimestre, nos 3º anos do ensino médio matutino, as aulas de inglês foram dinamizadas com o Projeto: “English with music”, desenvolvido pelo Prof. Claudio Venâncio, no qual o mesmo trabalhou  várias músicas através da  tradução/vocabulário, seminário e apresentação musical das mesmas.
Os alunos tinham que traduzir a música,  apresentar através de  seminário, o contexto da época da música e as características da banda ou grupo musical, tudo em inglês, além de que era trabalhado o significado da palavra/vocabulário e a pronúncia das mesmas.  Assim  após toda a pesquisa, estudo e correção  dos textos para os seminários, aprendizado das pronúncias , os alunos eram avaliados pelas diversas apresentações:
·         seminários em inglês
·         pronúncia das palavras/dicção,
·         apresentação musical e
·         avaliação oral.
Destacou o professor Cláudio que o projeto foi trabalhoso, mas os frutos valeram a pena, pois sentiu seus alunos motivados, e principalmente a aprendizagem ocorreu. Seus alunos  tem hoje um olhar diferenciado para as aulas de inglês.

Vejam alguns depoimentos dos alunos:
O Projeto do Prof. Cláudio me ajudou na língua inglesa, principalmente na fala/pronuncia, na dicção, consigo falar com mais rapidez,  além de que muito ampliou meu vocabulário, hoje  torna-se muito mais fácil traduzir textos, frases. Percebi  que esse projeto é a prática do que aprendemos na sala de aula. (José Guilherme de Matos Leme – 3º Ano A).
O Projeto de Inglês foi além da expectativa, impressionou a todos, e a mim principalmente, por ser um método divertido e eficiente de aprendermos inglês, aprendendo pronunciar as palavras corretamente, além da apresentação dos seminários e da prova oral. Assim parabenizo o Prof. Claudio, porque muitas pessoas de nossa sala que tinha dificuldades para aprender inglês, hoje não tem mais. (Jéssica Ferreira Rocha – 3º A)
Fazer um open-talk não é fácil, e fazê-lo em inglês menos ainda, assim agradecemos ao Prof. Cláudio por nos dar essa oportunidade, pois fizemos a abertura do projeto e hoje sabemos que é possível aprender inglês com qualidade em escolas públicas também. (André Luiz Fujibayashi e Gustavo Ferreira Bruno 3º C)
Foi extremamente importante todas as etapas do projeto e as suas apresentações, pois foram estudadas e corrigidas juntamente com o Prof. Cláudio, havendo o aperfeiçoamento de nossa aprendizagem e de nossa pronúncia, além de nos motivar a continuar melhorando cada dia mais. (Inaê e Vanessa – 3º C)

 Vejam algumas fotos:









20 de out. de 2015

POLÍMEROS

No dia 01/10/2015  ocorreu o fechamento do PROJETO DE QUIMICA SOBRE POLÍMEROS (derivados de petróleo),  da Prof.ª Saraya, cujo objetivo deste Desfile é mostrar os diversos  materiais usados no  nosso cotidiano, que foi  objeto de  pesquisa e estudo dos alunos sobre o  tema.
 Na oportunidade agradecemos  a todos que contribuíram para o evento e em especial a participação dos Bombeiros e  da Polícia Militar que desfilaram e trouxeram as roupas e materiais de uso  do cotidiano de kevlar.
Conheçam também os derivados que usamos no nosso dia a dia e que nem sabemos que são derivados do petróleo.


Petróleo está escondido no seu armário em:
1. Roupas feitas de fibras sintéticas como o acrílico,
2. nylon
3. poliéster
4. algodão revestido com acabamentos de formaldeído
5. Meias
6. Botões
7. A parte elástica da sua roupa íntima
8. Todo o seu sutiã
9. Tênis
10. As solas de seus sapatos
11. jeans e Stretchy
12. camisetas, etc
13. Brincos de plástico,
14. Pulseiras e colares
Petróleo está escondendo em seu em seu banheiro em:
16. Protetor solar
17. Hidratante
18. Ibuprofeno
19. Aspirina
20. condicionador de cabelo
21. Xampu
22. Escova de cabelo
23. Faixas de cabelo
24. Grampos de cabelo
25. Escova de dentes
26. Creme dental
27. Sabão
28. Tampões
29. pensos higiénicos
Você é um eco-fashionista?
Petróleo está escondido na sua mala de maquilhagem em:
31. Batom
32. Rímel
33. Deliniador de ólhos
34. Lip plumper
35. Vaselina
36. Lixa de unha
37. Removedor de maquiagem
38. Gel de cabelo
39. Spray de cabelo
40. Perfume
41. Base
42. Pó facial
43. A sombra de olho
44. Corretivo
Petróleo está escondido em sua em sua bolsa de
45. Óculos de sol
46. iPod
47 telefone celular (Vamos enfrentá-lo, iPods e telefones são basicamente de moda)
48. Balinhas de hortelã
49. Goma de mascar
50. Lip gloss



É o suficiente para fazer você pensar como ficar sem ele – e saber mais sobre como o petróleo é usado em todos os dias e como ela afeta o nosso corpo.

VEJAM AS FOTOS.
















6 de out. de 2015

VISITA AO ATERRO SANITÁRIO DE NOVA LONDRINA - PR



No último sábado dia 03 de Outubro de 2015 os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, acompanhados dos Professores Edmilson, Flávia e Gustavo, realizaram uma excursão até o município de Nova Londrina, no Estado do Paraná, com o objetivo de conhecer diversas atividades ligadas ao Meio Ambiente.
Inicialmente, os alunos e professores foram recebidos pelo Secretário de Desenvolvimento e Cultura João Paulo e pelo Senhor Braz, diretor da Fenix Ambiental, empresa responsável por todas as atividades ligadas ao aterro sanitário do município de Nova Londrina – PR.
Após uma breve conversa sobre as atividades que seriam realizadas no decorrer do dia, o Diretor da Fenix Ambiental acompanhou os alunos até GREEN PLAST, fábrica de plástico reciclável, onde foram recebidos pelo sócio-proprietário Samuel, que apresentou aos alunos todo o processo industrial que é realizado por sua empresa, desde a seleção dos plásticos que virão a serem reciclados, até o produto final do processo industrial. Lembrando que tal plástico foi retirado na coleta seletiva efetuada pela associação dos catadores.
O proprietário ainda fez questão de apresentar aos alunos e professores, seu sistema de captação e tratamento de água, com capacidade de armazenamento de 120.000 litros de água, afirmando que após a instalação de tal sistema, apenas utiliza a água da agência estadual de águas para o consumo oral e utilização em sanitários, afirmando que, no mais, todas as demais atividades realizadas pela empresa, são utilizadas com a água captada da chuva.
Após as devidas explicações, os alunos foram convidados a conhecer o interior da empresa, passando por todas as etapas de produção até chegar ao produto final, que é a confecção da matéria prima utilizada para a confecção de sacolas plásticas.
Em seguida, os alunos se dirigiram até o Rancho do Portuga, principal restaurante rural, aonde após apresentadas às instalações, o Secretário de Desenvolvimento e o Diretor responsável pelo aterro sanitário, realizaram uma palestra, discorrendo sobre os temas, Aterro Sanitário, Reciclagem e Meio Ambiente e Empreendedorismo Rural.
Aos alunos, foi apresentado a necessidade de tratar as atividades relacionadas ao Meio Ambiente sob três prismas, em ordem certa e imodificável, sendo ela, ambiental, social e econômica, frisando ao final, que a mudança da ordem de tais elementos tornará as atividades prejudiciais e não meios de solução.
Frisou o Secretário, que o município de Nova Londrina – PR tem seu aterro sanitário devidamente licenciado, e que recebe por ano mais de 500 toneladas de resíduos, bem como, é o único aterro sanitário do Brasil até o momento, a contar com escavadeira hidráulica para a realização de suas atividades de manutenção.
Após a palestra, os alunos foram convidados a conhecer pessoalmente o aterro sanitário do município, bem como a Associação de Catadores, que fica situada dentro do mesmo espaço físico, onde ao final, realizaram um bate papo, sanando suas dúvidas e expondo suas ideias e opiniões sobre tudo o que conheceram durante a visita. 













1 de out. de 2015

Cápsula do Tempo

E.E. Profª Nair Palácio de Souza aterra “Cápsula do Tempo” que será aberta em 2025.

Dia 29 de setembro, manhã desta terça-feira, a Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza realizou a cerimônia para o DESCERRAMENTO DA PLACA e ATERRAMENTO DA CÁPSULA DO TEMPO. Dentro dessa cápsula estão contidas cartas, fotos pessoais, objetos atuais como pen-drive, cartões de memória, além de materiais feitos por alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários e membros da comunidade escolar. O projeto prevê que a  cápsula seja reaberta no dia 14 de agosto de 2025.
O projeto realizado pelo Profº Adevair de Geografia tem o objetivo de mostrar as transformações que ocorrem em uma década, nos vários setores da sociedade: como  setores político-econômico, tecnológico, ambiental, histórico, educacional, religiosa e social decorrentes no Brasil e no mundo.  Segundo o professor, daqui dez anos, quando desenterrarmos a cápsula, vamos ver o quanto as coisas mudaram e quantos sonhos e projetos pessoais conseguimos realizar.
A primeira Cápsula do tempo surgiu em 1937, e em nossa escola após o estudo do texto “O Homem de 2013”,  desta forma  professor e alunos tiveram a ideia de realizar a o projeto da cápsula do tempo, a fim de verificarem as mudanças e se reencontrarem em 10 anos para uma grande confraternização e relembrar as conquistas e as mudanças dessa década.
 A escola ficou lisonjeada com a presença de varias autoridades do município.


Vejam as fotos.