25 de nov de 2015

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

ALUNOS E PROFESSOR DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE VISITARAM LIXÃO, A INSTALAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO, CENTRO DE TRIAGEM E PROCESSOS EROSIVOS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA/MS

 Os Alunos e o Professor do Curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estiveram em visita técnica ao Lixão, a Instalação do Aterro Sanitário, Centro de Triagem de Material Reciclável e Processos Erosivos localizado no Município de Nova Andradina/MS.
O objetivo da visita foi que além de conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Município, correlacionar os conteúdos estudados em sala de aula com as ações executadas na prática, através das visitas técnicas.
Acompanhado pelo Engenheiro Ambiental da Prefeitura do Município de Nova Andradina, Sr. Marcos Vinicius da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), os alunos e professor do curso conheceram o trabalho que está sendo desenvolvido no Município, afim de cumprir com as Legislações Cabíveis estando de acordo com a Lei Nº: 12.305, de 2 de Agosto de 2010, Lei pela qual institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Uns dos fatores principais demonstrados pelo Engenheiro, foi que o Município está buscando conscientizar a população em geral para a preocupação com o meio ambiente.
A visita foi dividida em quatro etapas onde:
1ª Etapa: visita ao Lixão. Essa etapa contou ainda com a introdução sobre o problema do manejo, a quantidade de resíduos gerados diariamente pelo Município e a falta de conscientização da população. Após um debate sobre o local e os impactos que o Lixão gera para o meio ambiente, foram salientadas as medidas que serão tomadas para se minimizar os impactos ao solo e ar, que ocorrerão com a desativação do mesmo.
2ª Etapa: sequência da visita até a Instalação do Aterro Sanitário, onde foi explicado as etapas pelas quais  passará a instalação. O Aterro Sanitário do Município contará com a liberação das Licenças pelo Órgão Ambiental do Estado o IMASUL. Contará com a Célula que receberá os materiais, Uma Lagoa Aeróbia, Uma Lagoa Anaeróbia, Uma para tratamento do chorume (líquido gerado pela  digestão do material), Lagoa facultativa e Lagoa de maturação. Todas serão revestidas com manta gel membrana, tubulação para a captação do gás gerado no processo de digestão, o chorume tratado, recirculará no processo. Vale salientar que o lixo hospitalar não é de responsabilidade do Município e sim do gerador. Sendo assim, o Município tem convênio com uma Empresa terceirizada que é responsável pela coleta e destinação correta de tais resíduos.
3ª Etapa: visita ao Centro de Triagem de Material Reciclável, que está sendo realizada por uma Associação de Catadores. Assim, finalizou essa etapa da visita.

4ª Etapa: foram visitadas duas situações de Processos Erosivos em locais diferentes. Ali foi possível verificar os estragos e os impactos  gerados pelos recentes aguaceiros, com possibilidade de piorar. Uma das áreas além do processo ter se transformado em uma voçoroca já ouve o assoreamento, lixiviação do solo e morte da vegetação, gerando assim um impacto ambiental de grande proporção. No outro processo, não muito diferente,  ouve a lixiviação do solo, carreamento de material, além da destruição da estrada. As fortes chuvas que estão caindo no Município, dificultam os trabalhos para tentar minimizar esses processos erosivos.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação  profissional do aluno, facilitando a aprendizagem. Eles são incentivados a visualizar, analisar, compreender e dividir conhecimentos e experiências, relacionando os conteúdos técnicos apresentados durante as aulas com a parte prática demonstrada na visita. Esta visita alcançou as expectativas e objetivos anteriormente definidos.

A Direção da Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio, Coordenação Técnica do Curso, Alunos Do Curso Técnico Em Meio Ambiente e o professor da disciplina de Poluição Ambiental, o Sr. Edmilson, vem atenciosamente agradecer a Secretaria de Meio Ambiente do Município e ao Engenheiro Ambiental Marcos Vinicius, pela atenção, recepção e dedicação dispensadas. Parcerias assim são de extrema importância para a qualidade do ensino apresentado ao aluno.











23 de nov de 2015

COSPLAY E LOLITA FASHION

AULA PRÁTICA –COSPLAY E LOLITA FASHION 
Nas tardes de quinta (19/11/2105) e sexta-feira (20/11/2015) na E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza foi realizada uma aula prática de COSPLAY e LOLITA FASHION, a aula foi o encerramento de trabalho pedagógico realizado com alunos dos 9º A, B e C, do período vespertino. Em aulas anteriores os alunos tiveram contanto com uma cultura oriunda da Pop Art. Durante as aulas de Arte a professora Daniele A. Ponês apresentou os movimentos mundialmente conhecidos por Cosplay e Lolita Fashion, ambos são movimentos culturais que ganham cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
O Cosplay surgiu na década de 70 no EUA, a denominação é a junção das palavras costume [traje, fantasia] e roleplay [brincadeira, interpretação]; é na verdade um hobby, que consiste em fantasiar-se de personagens, utilizando de maquiagem, interpretação, vestuário e demais técnicas exigidas para parecer-se com o artista ou personagem, que podem ser originários dos quadrinhos, games, mangás, animes, até celebridades famosas. O objetivo do movimento cultural é a diversão. O movimento denominado Lolita Fashion surgiu no Japão, no fim da década de 70, trata-se de um estilo japonês de moda, onde as meninas usam roupas de bonecas, a maquiagem é similar a uma boneca de porcelana, esse movimento foi inspirado na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável), neste movimento a intenção é parecer infantil, elegante ou modesta. Tanto em um movimento, quanto no outro é possível perceber artistas da sociedade contemporânea.

Para concluir o trabalho iniciado em sala de aula os alunos puderam vivenciar um dia como seu personagem preferido, usando as técnicas citadas pela professora em sala de aula. Assim, os alunos, apoiados pelos pais, puderam aproveitar um dia de aula diferente, realizando sonhos, recriando um mundo fantasioso e acima de tudo se divertindo. A cada novo personagem apresentado foi possível perceber os ideais e costumes explícitos nas diversas culturas apresentadas pelos alunos, que não mediram esforços para concluir a atividade. Parabéns ao empenho e dedicação de cada segmento envolvido, que fique na memória de cada um a sensação de ser o seu próprio ídolo por um dia.












20/11- DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA -SOMOS TODOS IGUAIS-

Hoje 20 de novembro, comemoramos o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA,  data  essa escolhida  por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695, onde procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Hoje é dia de agradecer a esse povo, que  ajudou a construir a nação brasileira, que ajudou a construir o povo brasileiro, que nos ensinou a sermos guerreiro,  e mostrar que somos todos iguais, que não existe raça superior ou inferior, por que acima de tudo somos RAÇA HUMANA.
As professoras  de História Eliane Jácomo, Sirlei Rodrigues e a Prof.ª de Artes Danieli Sakate Rueda,   trabalharam o tema em suas aulas e montaram um painel,  com a  produção de seus alunos referente ao tema e confeccionara, máscaras africanas.

Vejam as fotos.











VI FEIRA DE DEGUSTAÇÃO DA E.E. PROF.ª NAIR PALÁCIO DE SOUZA

A E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza realizou no dia 20 de novembro deste ano, a VI FEIRA DA DEGUSTAÇÃO, com  o fechamento do Projeto: Atividades Física X Alimentação Saudável, Qualidade de Vida, cujo projeto foi desenvolvido pelos professores orientadores Saraya Ali Saleh (Química) e José Antônio Zanquetta Junior (Ed. Física) e os colaboradores Prof.ª Norilda e o Profº Carlos Diego.
 Na feira foram apresentados todos os alimentos da pirâmide alimentícia para ratificar  a necessidade diária de cada grupo para  uma alimentação saudável.   O projeto contou com a presença outros profissionais que falam sobre a importância da saúde aliada a  alimentação e   atividade física, com a  presença das enfermeiras do PSF de nosso bairro, que aferiram a pressão arterial; o grupo de alunos juntamente com o Prof. Juninho de Ed. Física averiguavam o IMC  dos participantes,  e a Kaliper academia, que demonstrou algumas aulas de aeróbica, zumba, fazendo um mix de atividades estimulando a atividade física no nosso cotidiano.
A escola sente-se orgulhosa dos professores por desenvolverem projetos que  conscientizam os educandos, em busca de saúde e  qualidade de vida através da alimentação saudável e atividades físicas, pois  temos percebido que  nossos alunos têm buscado a orientação  preocupados com a saúde e muitos têm perdido peso devido ao projeto.
Desta forma a coordenação pedagógica e a direção escolar, parabeniza a todos que se envolveram neste projeto que foi dezzzzzz.

Vejam as fotos.














20 de nov de 2015

PREMIAÇÂO - 1º CONCURSO DE DESENHO/SANESUL/2015

  Na manhã de 20/11/2015 na E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, recebemos com grande satisfação a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – SANESUL, que em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), promoveu o 1º Concurso de Desenho  com o titulo “A Sanesul transforma a qualidade de vida”, para estudantes da  nossa Rede Estadual de Ensino.
 Essa parceria da SED com a SANESUL, muito nos alegra como educadores, pois vem reforçar um trabalho de conscientização que as escolas desenvolvem em prol do meio ambiente, na qual a água é um bem vital e necessita ser utilizado com responsabilidade por toda a sociedade.
O evento foi presidido pelo Gerente SANESUL  de Nova Andradina Srº Jair Ribeiro e sua equipe, na qual foi entregue os prêmios para o 1º, 2º e 3º lugar do concurso de desenho, sendo a    E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza,  E.E. Marechal Rondon  de Nova Andradina e a E.E. Dr. Martinho Marques de Taquarussu as premiadas.
Para nossa escola, esse momento foi muito especial, pois fomos um dos vencedores do concurso, isso é 1º  lugar. Nosso muito obrigado a Profª Danieli Sakate Rueda e a aluna Mariana Requena do 7º Ano C, pela premiação, onde a escola ganhou uma TV de 42, a professora um tablet  e a aluna R$1.300,00 reais.
Muito obrigado e parabéns a todos.

Vejam as fotos.